segunda-feira, 5 de agosto de 2013

#Resenha: Estrela Amarela

Autor: Jennifer Roy
Editora: Cia. Das Letras
Ano de edição: 2006
Nº Pág.: 139
"A verdade é que não quero sair sozinha. Mas também não quero que papai pense que não sou valente."
Tenho seis anos, me chamo Syvia e sou judia. O único problema é que eu nasci em uma época não muito conveniente para ser judia, segunda guerra mundial explode, meus pais, minha irmã e eu somos obrigados a ir para o que eles chamam de Gueto, localizado em Lodz - Polônia, aonde vivem mais de 200 mil judeus, trabalhamos para os nazistas, a vida é difícil, invernos são rigorosos, sem muita fartura na hora das refeições, estamos aprendendo a viver uma vida complicada, ou apenas tentando sobreviver a ela.

Geralmente quando ouvimos falar de literatura que retrata a uma obra verídica da segunda guerra mundial, nos vem apenas dois pensamentos, pelo menos para a grande maioria, primeiro; O diário de Anne Frank, segunda; livros chatos de aula de história. Porém, estrela amarela é um livro como diz a sinopse, retratado pela percepção da Syvia uma garotinha de 6 anos.
Sua família é composta por Dora, irmã mais velha, Haya, sua mãe e Isaac, seu pai, eles possuíam vários parentes, mas não vou entrar em detalhes, por conta que seriam muitos, muitos mesmo.
O título "estrela amarela" é algo bem fácil explicar, para quem não sabe, a estrela de 6 pontas no judaísmo é o símbolo do Rei Davi, e na segunda guerra mundial, Adolf Hitler ordenou que todos os judeus usassem o símbolo pregado em suas vestimentas para melhor identificação, aqueles que fossem pegos sem o símbolo seriam punidos e consequentemente mortos. O irônico, é que ela tem um papel importante bem no final do livro.
Várias partes no livro em que meu coração vacilava, principalmente pelo fato de ser verídico, saber que as pessoas realmente passaram por aquilo... Nada de spoiler, mas havia tempo em que os nazistas chegavam e contavam alguma mentira, e levavam trens lotados de pessoas com frases do tipo "precisa de trabalhadores em tal ponto do país" e meus pensamentos viam em turbilhoes, quantas pessoas para a morte, com esperança de uma vida melhor, quantas crianças sem a chance de crescer e viver. O livro pegou bem essa minha parte emocional do "eles não tiveram chance", "eles sofreram sem poder fazer nada". Eu me perguntava, o que alguém como Adolf Hitler tinha na cabeça para tanto ódio, para destruir milhares de pessoas, injusto.
É realmente enlouquecedor você imaginar, que um dia sua vida está correndo normalmente e no outro alguém bate em sua porta e te expulsa, obrigando-o a ir para um lugar cujo o conforto que você estava acostumado é nulo.
O Livro me proporcionou várias visões diferentes das coisas que eu estava acostumado, me deu vontade de ler vários outros livros sobre o assunto, é bem interessante quando você toma conhecimento de um determinado assunto, como ele pode te prender e ainda te dar cede de mais.
É complicado falar deste livro, por conta que o assunto é bem conhecido, um assunto que algumas pessoas não leva tão a sério por ter aquele negócio "ah, mas eu ja sei tudo que acontece, meu professor de historia já me perturba o bastante", pessoas do terceiro ano tendem a ter enjoo deste assunto. Porém é um livro com um acervo enorme de riquezas, acho que vale com certeza parar e ler, é um livro curto e com uma linguagem bem simples (para quem pensa em prestar vestibular, ele pode ser muito util), foi um dos livros que mexeu muito com os meus sentimentos por viver totalmente sofrimento com eles, todas as lutas, uma família que esteve o tempo todo unida, sem fraquejar, um exemplo incrível de força e amor.
Agora, se você tem a oportunidade, leia, você não vai se arrepender, se você se arrepender, pode vir que nós acertamos as contas. Muito Obrigado pela atenção galera.

Obrigado Jamile por me emprestar este livro e me proporcionar tal prazer!

(Essa semana eu vou postar segunda à sexta, então fiquem ligados que vem mais resenhas e tópicos legais por aí)

4 comentários:

  1. Como já tinha te falado, não conhecia o livro. Dos livros que retratam a segunda guerra, só li Anne Frank, mas tive o mesmo sentimento que você, em relação ao pensamento 'eles não tiveram chances'. É frustrante saber que isso tudo aconteceu, que milhares de inocentes morreram por culpa de um luxo de Hitler.
    Fiquei curiosa para ler esse livro, vou tentar encontrar em algum sebo.

    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Cá, é revoltante a forma como tudo aconteceu! Tente mesmo, você não vai se arrepender, beijão! Valeu pela visita.

      Excluir
  2. Nossa quando eu estava lendo me lembrou muito do menino de pijama listrado tanto que eu quase chorei não sei explicar o por que mas geralmente quando tem uma historia que envolve judaísmo e criança na hora me vem o menino de pijama listrado e da uma vontade muito grande de chorar pretendo ler esse livro pois parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ouvi falar muito bem de O menino do pijama listrado, pretendo lê-lo logo. Leia mesmo, você não vai se arrepender!

      Excluir